USO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS NO CONTEXTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Indexação. Representação do conhecimento (Teoria da informação). Repositórios institucionais – Brasil, Norte. Indexing. Knowledge representation (Information theory). Institutional repositories.
Apresenta um estudo sobre o uso das linguagens documentárias no contexto de repositórios institucionais universitários da Região Norte do Brasil. Traz uma conceituação sobre Organização do Conhecimento e os caminhos que ela traça para a elaboração de linguagens documentárias, assim como as características e principais tipos destas. Traça um panorama sobre o movimento Acesso Livre, a crise dos periódicos tradicionais e a busca por mais liberdade no acesso a textos científicos, contexto sob o qual desenvolveram-se os repositórios. Demonstra a adesão ao movimento acesso livre e as primeiras ações em seu favor ao redor do mundo e no Brasil, como as ações de incentivo de pesquisadores e órgãos governamentais. Reflete sobre a importância da utilização de linguagens documentárias na padronização de termos representativos de documentos disponibilizados em repositórios institucionais universitários, assim como os métodos e instrumentos que serão utilizados para obter os dados e responder a questão norteadora da pesquisa.