GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECASUNIVERSITÁRIAS: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DA UFRA
Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva
(BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi
analisar a GC no contexto das BUs. Os objetivos específicos foram construir um quadro
teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, identificar as iniciativas e práticas de GC
na BLJTVS e propor formas para a GC. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e
exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por
Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não
há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada
de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras
nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados. Recomenda-se para a
criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU
proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o
compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas, páginas
amarelas, mapas conceituais, comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes,
entrevistas de saída e a utilização de uma ferramenta do groupware, assim como foi
realizado por Guizalberth (2003), que criou o Programa de Aprendizagem (PA) usado pelo
sistema de bibliotecas da Unileste/MG, e Soares (2006) que desenvolveu o “CiberEduc”
utilizado por bibliotecários de referência de Brasília e 12 Estados brasileiros. Conclui que é
essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas e de um
sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do
conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos
sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais
adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil.
Gestão do conhecimento. Biblioteca universitária. Socialização doconhecimento. Gestão do conhecimento - Bibliotecas universitárias.
Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva (BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi analisar a GC no contexto das BUs. Os objetivos específicos foram construir um quadro teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, identificar as iniciativas e práticas de GC na BLJTVS e propor formas para a GC. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados. Recomenda-se para a criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas, páginas amarelas, mapas conceituais, comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes, entrevistas de saída e a utilização de uma ferramenta do groupware, assim como foi realizado por Guizalberth (2003), que criou o Programa de Aprendizagem (PA) usado pelo sistema de bibliotecas da Unileste/MG, e Soares (2006) que desenvolveu o “CiberEduc” utilizado por bibliotecários de referência de Brasília e 12 Estados brasileiros. Conclui que é essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas e de um sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil.