REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM ARQUIVOS E BIBLIOTECAS: Uma análise entre as Normas ISAD (G) e AACR2.
Representação da Informação. Representação Arquivística. Representação em Bibliotecas. Descrição. Catalogação
A presente pesquisa aborda a temática da representação da informação em Arquivos e Bibliotecas a partir da análise dos elementos descritivos apontados nas normas ISAD (G) e no primeiro capítulo do AACR2. A pergunta pilar para a elaboração da pesquisa é: como as normas de descrição arquivística e de catalogação de bibliotecas dialogam no que concerne ao processo descritivo? Partindo desta pergunta o objetivo geral é apresentar e complementar as discussões a respeito da Representação em Arquivo e em Bibliotecas observando a normalização na Descrição Arquivística e a Catalogação em Bibliotecas, explorando as minucias dos itens descritivos apresentados pelos manuais de normalização. Apresenta também três objetivos específicos os quais direcionam o corpo da pesquisa a apresentar a descrição arquivística como um processo de representação; a apresentar a representação da informação em bibliotecas e a realizar a análise comparativa entre a ISAD (G) e o primeiro capítulo do AACR2. Observa, em especial, os itens descritivos apresentados pelos dois manuais de acordo com as categorias estabelecidas por meio da Análise de Conteúdo, metodologia estabelecida para o desenvolvimento das análises das normas, que juntamente com a Semântica Textual auxiliou na construção das categorias e no processo de análise dos dados. Observa-se dentro do contexto apresentado, a trajetória dos processos de descrição e de catalogação até a concepção e os princípios considerados fundamentais para a elaboração das normas reconhecidas internacionalmente e também que a Representação da informação em Arquivos e em Bibliotecas está atrelada a processos que demandam trabalho intelectual dos profissionais envolvidos e apresentam como objetivos principais a possibilidade de organização e acesso à informação. A Análise das Normas demonstra os aspectos a respeito dos textos de cada uma delas, indo do contexto geral de ambas até os itens descritivos pontualmente encontrados e os relaciona dentro das categorias estabelecidas, destacando as semelhanças de elementos tidos como essenciais para o desenvolvimento de descrições.