A exclusão de gênero em ciência e tecnologia, na perspectiva da Ciência da Informação: estudo de caso na Universidade Federal do Pará.
TIC. Exclusão de mulheres. Ciência e Tecnologia. Competência tecnológica. Competência informacional.
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a existência do fenômeno da exclusão de mulheres na ciência e tecnologia, especificamente nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (do acrônimo em inglês, STEM), na Universidade Federal do Pará. Na Sociedade da Informação, herdeira das características patriarcais da Europa Vitoriana, as mulheres são excluídas da ciência e tecnologia. Suas realizações em ciência e tecnologia são esquecidas ou desvalorizadas, sua entrada nos círculos acadêmicos foi dificultada e assim, na ausência de figuras icônicas e com poder nestas áreas, a baixa representatividade feminina em STEM se recicla, principalmente na área da computação que é considerada um domínio masculino. Tanto o afastamento educacional como a limitação do desenvolvimento profissional das mulheres em ciências e tecnologia contribui significativamente para a criação da exclusão digital de gênero. A metodologia desta pesquisa será de Estudo de Caso, utilizando como ferramentas a análise documental e estatística para verificar os indícios da existência desse fenômeno com suas complexidades na Universidade Federal do Pará. O estudo da exclusão de gênero em ciência e tecnologia se justifica na Ciência da Informação, pelo impacto social que têm na popularização e desenvolvimento de conhecimento científico, e de competências tecnológicas e cientificas avançada na população.