A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE O INCENTIVO À LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ALENQUER – PARÁ.
Leitura; Formação de leitor; Projetos de leitura.
Estudo descritivo sobre projetos de leitura desenvolvidos nas escolas públicas na cidade de Alenquer-PA. A pesquisa tem como objetivo geral verificar a atuação de bibliotecas no processo educativo de crianças e adolescentes nas escolas públicas de ensino fundamental localizadas no município de Alenquer, tendo como referência projetos de incentivo à leitura e seus impactos na comunidade escolar (discentes, professores, famílias, comunidade). Os objetivos específicos são: Identificar a existência de bibliotecas escolares no ensino fundamental no município de Alenquer; Realizar um mapeamento e análise das ações voltadas para o incentivo à leitura nas escolas locais; Analisar os impactos e ou transformações decorrentes deste trabalho para gerar novos conhecimentos sobre o tema da formação de leitores na região, visando auxiliar novas experiências e a formulação de políticas voltadas para o incentivo à leitura, contextualizando-as no cenário atual da educação pública nacional. Trata-se de pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo.