MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS: um estudo sobre a interação dos usuários da Biblioteca Central UFPA no Facebook
Palavras-chave: Mediação da Informação. Redes Sociais. Facebook. Interação dos usuários. Biblioteca Central UFPA.
O estudo aborda o uso das redes sociais como ferramentas de mediação da informação, possibilitando a interação e participação dos usuários nesse processo e evidenciando as formas pelas quais os usuários mais se engajam no Facebook da Biblioteca Central UFPA. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e o desenvolvimento dos espaços virtuais, as Bibliotecas Universitárias (BU’s) – bem como as bibliotecas em geral – passaram por um processo de ressignificação diante desse novo contexto. Isso significa dizer que as novas possibilidades de mediar informações surgiram mediante um processo mais dinâmico, interativo e conectado – já que o ciberespaço permitiu a migração dos fluxos informacionais para os ambientes digitais. Além disso, relata como as questões da mediação da informação podem ser importantes para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, perante os aspectos sociais, culturais, científico-educacionais e informacionais. Assim, dentre as contribuições das novas tecnologias, destaca-se o surgimento da web, dos computadores e da internet como ferramentas que impulsionaram o processo de mediação da informação, possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, informada e capaz de disseminar conhecimento que alcançará as futuras gerações. Por sua vez, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, obtendo como fio condutor um estudo de caso único, com natureza quanti-qualitativa e experimental. Além disso, quanto ao procedimento de coleta e análise de dados, o estudo se dirige através da categorização das publicações na fanpage no Facebook da Biblioteca Central UFPA, das métricas analíticas de postagens e da análise de conteúdo das interações e interlocuções dos usuários com a página. A amostra da pesquisa encontra-se compreendida diante dos períodos de janeiro a junho de 2018, com possibilidades de incluir amostras isoladas de outros períodos de atuação para fins de discussão e resultados do estudo. Como resultado, o estudo traz, descritivamente, as publicações realizadas dentro do período delimitado, evidenciando quais tipos de ações mais geram interações no processo de mediação da informação, além de expor interlocuções dos usuários nos comentários, Messenger, Checkin e nas avaliações. De forma geral, algumas amostras, tais como as das categorias F, Q, P e S, se mostraram em maior índice de interação e eficiência, porém, constatou-se que as demais publicações apresentadas e as interações observadas nas interlocuções também estão dentro de um índice aceitável de alcance, efetividade e consistência. Por fim, concluiu-se que, muito além de reconhecer a importância do uso do Facebook em bibliotecas, é necessário que existam ações direcionadas para compreender a importância de se conhecer parâmetros de eficiência dessas atividades, tais como as métricas e interlocuções observadas. Dessa forma, utilizar tais dados permitiram à Biblioteca Central da UFPA mediar informações no Facebook de forma eficiente, interativa e construtiva.