CLIMA EM REDE: ANÁLISE NETNOGRÁFICA DOS FENÔMENOS INFOCOMUNICACIONAIS NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO INSTAGRAM
Mudanças climáticas; Desinformação; Fake news; Instagram.
O presente estudo investiga os fenômenos infocomunicionais (desinformação, pós-verdade, fake news e negacionismo) em respeito às mudanças climáticas no contexto das redes sociais, com foco específico na plataforma Instagram. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como ocorrem os fenômenos infocomunicacionais de fake news e desinformação sobre mudanças climáticas no Instagram, investigando os diferentes tipos de perfis (governamentais, comerciais e independentes). Entre os objetivos específicos estão: a) selecionar perfis representativos desses três setores; b) mapear conteúdos sobre mudanças climáticas para a verificação de fake news e desinformação; c) categorizar os conteúdos de acordo com seu teor informativo e os níveis de engajamento serão analisados nos perfis selecionados e posteriormente, d) apresentar um panorama do compartilhamento de desinformação sobre mudanças climáticas. A metodologia empregada combina métodos qualitativos e quantitativos. A pesquisa adota uma abordagem netnográfica (Kozinets, 2015), que possibilita a análise do comportamento e das interações no ambiente digital, associada à análise de conteúdo (Bardin, 1977). A coleta de dados será realizada em perfis no Instagram, ao longo de um período de junho 2024 a dezembro 2024, sendo observados padrões de engajamento e disseminação de desinformação. A triangulação de dados será utilizada para aumentar a validade dos resultados, comparando as descobertas da netnografia com outras fontes secundárias, como artigos acadêmicos e relatórios de ONGs. Entre os resultados esperados, espera-se que a pesquisa revele como os fenômenos infocomunicaconais sobre mudanças climáticas estão presentes nos discursos de diferentes atores, impactando diretamente na formação de opinião pública e nas ações políticas.