Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DA SILVA ALMEIDA
DATA: 27/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/yci-fxiy-nsq
TÍTULO:

CLIMA EM REDE: ANÁLISE NETNOGRÁFICA DOS FENÔMENOS INFOCOMUNICACIONAIS NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO INSTAGRAM


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças climáticas; Desinformação; Fake news; Instagram.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

O presente estudo investiga  os fenômenos infocomunicionais (desinformação, pós-verdade, fake news e negacionismo) em respeito às mudanças climáticas no contexto das redes sociais, com foco específico na plataforma Instagram. A pesquisa tem como objetivo geraanalisar como ocorrem os fenômenos infocomunicacionais de fake news e desinformação sobre mudanças climáticas no Instagram, investigando os diferentes tipos de perfis (governamentais, comerciais e independentes). Entre os objetivos específicos estão: a) selecionar perfis representativos desses três setores; b) mapear conteúdos sobre mudanças climáticas para a verificação de fake news e desinformação; c) categorizar os conteúdos de acordo com seu teor informativo e os níveis de engajamento serão analisados nos perfis selecionados e posteriormente, d) apresentar um panorama do compartilhamento de desinformação sobre mudanças climáticas. A metodologia empregada combina métodos qualitativos e quantitativos. A pesquisa adota uma abordagem netnográfica (Kozinets, 2015), que possibilita a análise do comportamento e das interações no ambiente digital, associada à análise de conteúdo (Bardin, 1977). A coleta de dados será realizada em perfis no Instagram, ao longo de um período de junho 2024 a dezembro 2024, sendo observados padrões de engajamento e disseminação de desinformação. A triangulação de dados será utilizada para aumentar a validade dos resultados, comparando as descobertas da netnografia com outras fontes secundárias, como artigos acadêmicos e relatórios de ONGs. Entre os resultados esperados, espera-se que a pesquisa revele como os fenômenos infocomunicaconais sobre mudanças climáticas estão presentes nos discursos de diferentes atores, impactando diretamente na formação de opinião pública e nas ações políticas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 3255811 - JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo à Instituição - DJULI MACHADO DE LUCCA
Notícia cadastrada em: 23/09/2024 16:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2