LETRAMENTO INFORMACIONAL E DIGITAL EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: um estudo a partir das ações educativas realizadas pela Rede de Biblioteca da Universidade Federal Rural da Amazônia
Letramento informacional; letramento digital; educação de usuários; bibliotecas universitárias; Redeteca UFRA.
information literacy; digital literacy; user education; university libraries; UFRA Redeteca.
Estudos voltados ao letramento informacional e digital visam responder questões relacionados a construção eficaz do conhecimento, na articulação entre competência tecnológica e no consumo de informação. Sendo uma problemática central para o desenvolvimento dentro da Sociedade da Informação, este problema é de relevância para a Amazônia porque o desenvolvimento sustentável da região passa pela capacidade para usar tecnologia digital e informação de forma eficaz, eficiente e ética. Neste quesito, as bibliotecas universitárias têm um papel central, como unidades de consumo da informação, e centros de treinamento no manuseio de conteúdos e tecnologias, o que nesta pesquisa é denominada de letramento infodigital. Esta investigação está centrada no problema como o letramento informacional e digital estão integrados nas ações educativas da Rede de bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia (Redeteca). Objetiva caracterizar as ações de letramento informacional e digital da Redeteca, ao revisar o estado de desenvolvimento das ações para a construção de competências infodigitais. O estudo (1) identificará as ações de letramento informacional e digital nas práticas educativas da Redeteca, (2) verificará as definições utilizadas como base para estas ações, e (3) analisará a práxis educacionais usadas. O método a ser utilizado será o estudo de caso de Redeteca UFRA, aplicando análise documental a registros institucionais, registros da Redeteca sobre ações específicas realizadas no período de 2020 a 2023, entrevistas com bibliotecários e com usuários da Redeteca. A importância do estudo se sustenta no poder do letramento infodigital para eficiência e eficácia informacional no contexto da Sociedade da Informação globalizada, a emancipação do sujeito a respeito da solução autónoma dos seus problemas e a sua sustentabilidade, e o pleno desenvolvimento da cidadania no contexto da dominância crescente do e-governo. Do ponto de vista científico e disciplinar, esta pesquisa se justifica na escassez de estudos sobre este tema no Brasil e na Amazônia, e o interesse da Ciência da Informação nos processos de letramento e formação de competências infotecnológicas que são o fundamento das atividades de gestão, organização e mediação de informação e conhecimento na Sociedade da Informação.