PRÁTICAS INFORMACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL: análise em uma Associação de Reciclagem na ilha de Caratateua/Outeiro-PA
Práticas Informacionais. Competência Crítica em Informação. Desenvolvimento Sustentável. Agenda 2030.
Information Practices. Critical Information Competence. Sustainable development. Agenda 2030.
No atual contexto global, as questões ambientais têm sido motivo de preocupação para todos, o que tem permitido o crescimento de ações relacionadas ao meio ambiente em diferentes contextos. A Agenda 2030, divulgada pelas Nações Unidas em 2015, é um documento de referência para a promoção de ações de desenvolvimento sustentável, baseadas em aspectos sociais, econômicos e ambientais. O documento está organizado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas universais que abrangem, dentre outras questões, a eliminação da pobreza e da fome, a educação pública de qualidade, a igualdade de gênero, a acessibilidade aos recursos naturais e o crescimento econômico. Para que a Agenda 2030 seja cumprida, é necessário que o poder público e a sociedade civil se comprometam na proposição de ações e na aplicação de recursos. Nesse cenário, a informação se destaca como uma das mais relevantes ferramentas e, para isso, precisa ser acessível e útil na construção de um conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa é identificar as Práticas Informacionais dos integrantes do Projeto Ecotroca da Associação da Rua Piquiarana, de modo a avaliar a contribuição da Associação para as Práticas Informacionais e para o desenvolvimento da Competência Crítica em Informação, que, por sua vez, pode direcionar as ações de sustentabilidade na Ilha de Caratateua. Para alcançar o objetivo proposto, o percurso metodológico adotado foi de abordagem qualitativa, delineando-se como uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou a construção do referencial teórico e posterior discussão dos resultados, além de pesquisa documental e etnográfica, cujas evidências foram obtidas a partir de documentos e entrevistas não diretivas. Os resultados da pesquisa demonstram que as práticas informacionais desenvolvidas pelos membros da Associação têm um impacto significativo na formação da competência crítica em informação. A Associação teve um papel fundamental na disseminação de informações ambientais e na educação dos seus membros, promovendo uma cultura de sustentabilidade. As entrevistas revelaram que os membros se sentem mais capazes de tomar decisões informadas sobre práticas ambientais, e a participação no Projeto Ecotroca contribuiu para um maior envolvimento e consciência ambiental. Estes resultados demonstram a relevância de iniciativas locais e comunitárias na promoção do desenvolvimento sustentável e na capacitação de indivíduos para agir de forma crítica e informada em relação ao meio ambiente.