GESTÃO DO CONHECIMENTO NO TRABALHO REMOTO: análise das práticas, ferramentas e aprendizagem organizacional na REDETECA/UFRA
Gestão do conhecimento. Trabalho remoto. Aprendizagem organizacional. Biblioteca universitária.
Os avanços tecnológicos vêm promovendo transformações nas organizações mundiais de forma acelerada, ao mesmo tempo que apresenta adaptações nas rotinas de trabalho, como a modalidade do trabalho remoto. As bibliotecas universitárias também estão inseridas nessas mudanças, e passaram a adotar esta forma de trabalho remoto, mesmo de maneira hibrida, deste modo, sendo imperativo a Gestão do Conhecimento para fomentar a aprendizagem organizacional neste ambiente. A pesquisa apresenta como questionamento: Quais as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento foram utilizadas pelos bibliotecários e bibliotecárias da Redeteca/UFRA, e nesse caso, como elas contribuem para a aprendizagem organizacional. Para tanto, o objetivo geral busca analisar o uso de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento focadas na criação, compartilhamento e registro de conhecimento sobre a aprendizagem organizacional da Redeteca/UFRA, no trabalho remoto. Nos objetivos específicos tem-se [1] caracterizar o trabalho remoto na Redeteca/UFRA; [2] mapear as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas no trabalho remoto; [3] categorizar o uso das práticas e ferramentas de gestão do conhecimento e os elementos da aprendizagem organizacional (intuição, interpretação, integração, institucionalização e aprendizagem em rede). Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos e técnicas foi realizado um levantamento bibliográfico, um estudo de caso, cuja pesquisa de campo utilizou instrumentos de coleta de dados por meio de protocolos entrevistas e questionário eletrônico. Os resultados apontam que há uma política formal de gestão do conhecimento. Foi constatado que o trabalho remoto ocorre no sistema de bibliotecas em acordo a legislação e o Plano de Gestão de Desempenho do Governo Federal. E para que ocorra uma implementação efetiva do trabalho remoto são realizadas capacitações para os servidores, tanto por meio de iniciativas institucionais quanto com a contribuição dos próprios bibliotecários. Os principais benefícios apontados pelos bibliotecários quanto ao trabalho remoto são: Qualidade de vida e Flexibilização do horário de trabalho. No entanto, os desafios são a falta de organização dos processos, seguido pelo acumulo de tarefas. Para conduzir este processo são realizadas práticas de registro do conhecimento (por meio de manuais e documentos institucionais) e incentivos a programas de formação e capacitação contínua de curta duração. Por fim, no que tange as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, embora haja um interesse e esforço para implementá-las, ainda necessitam de desenvolvimento e formalização para maximizar o potencial dessas práticas que podem impactar na aprendizagem organizacional por meio da formalização e institucionalização dos processos de registro e documentação das aprendizagens provenientes do trabalho remoto.