AS POTENCIALIDADES DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA LOURENÇO JOSÉ TAVARES VIEIRA DA SILVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
Mediação da informação científica - biblioteca universitária. Biblioteca universitária - popularização da ciência. Biblioteca universitária - eventos interativos.
Esta pesquisa trata da mediação da informação científica na Biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva, da Universidade Federal Rural da Amazônia, evidenciando formas de popularizar o conhecimento científico e torná-lo acessível ao público interno e externo, por meio da prática de mediação. Este estudo surge da necessidade de tornar a ciência mais acessível à sociedade, para ampliar a divulgação de conteúdos científicos ao público
em geral, a fim de despertar o interesse das pessoas por informações precisas e de qualidade, que possam beneficiar suas vidas. Desse modo, destaca que a mediação da informação científica pode ser realizada por meio de eventos interativos e atividades dinâmicas que aproximam a comunidade acadêmica e o público em geral, promovendo a socialização do conhecimento e, ao mesmo tempo, fortalecendo a conexão com a
sociedade. A pesquisa em questão tem como objetivo geral mapear as ações da Biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva, relacionadas à mediação da informação científica. Dentre os objetivos específicos, destacam-se, identificar as iniciativas que promovem essa mediação; classificar sua presença nas atividades cotidianas da biblioteca como implícita ou explícita; analisar formas de mediação que impulsionam a popularização da ciência e enfatizar o papel social da biblioteca universitária em fornecer informações de qualidade por meio dessa mediação. Quanto à metodologia empregada, a pesquisa é classificada como
descritiva e exploratória e a abordagem adotada é do tipo qualitativa para interpretação dos dados coletados; o método escolhido é um estudo de caso único na biblioteca universitária do campus Belém, utilizando-se três fontes de evidências: entrevista semiestruturada, estudo documental e observação participante, visando aprofundar e detalhar a investigação do fenômeno em questão. Os principais resultados revelam que as iniciativas de mediação da informação científica se destacam principalmente nos eventos educativos, informativos e culturais promovidos pela biblioteca; nos treinamentos de usuários (presenciais ou virtuais);
nas publicações nas redes sociais e na disponibilização das produções científicas pelos repositórios institucionais. Conclui-se evidenciando a necessidade de mais estudos para ampliar a compreensão do fenômeno investigado, recomenda-se, assim, pesquisas futuras que explorem o papel desse tipo de unidades de informação na promoção de eventos interativos e dinâmicos, visando popularizar a ciência para o público interno e externo. E finaliza expondo que a biblioteca universitária tem o potencial de contribuir significativamente para a popularização da ciência como mediadora da informação científica ao oferecer
eventos acessíveis ao grande público, como palestras, seminários, oficinas dentre outros.