MODELO DE ANÁLISE DOCUMENTAL EM REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PELA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: Um estudo nos quadrinhos de Mauricio de Souza
Análise do discurso; Análise do discurso literário; Textos narrativos de
ficção; Histórias em quadrinhos; Análise documental; Indexação; Modelos de leitura de
leitura documentária; Representação da informação; Recuperação da informação.
A dissertação tem como foco encontrar uma forma de representar as singularidades do texto
narrativo de ficção do gênero histórias em quadrinhos (HQs) no contexto da organização da
informação. O cenário encontrado consiste no tratamento superficial dado aos quadrinhos no
momento da análise documental, e isso implica em representações somente centradas na sua
forma, mas sem explicitar o seu conteúdo (assunto). Souza e Toutain (2010) apontam dois
problemas que corroboram para que essa representação não ocorra de forma completa, sendo
eles: 1- A falta de linguagens documentárias (fundamental para auxiliar o profissional no
momento da indexação); 2- a singularidade desse tipo de material é composto por linguagem
verbal (texto) e não verbal (imagens) acaba dificultando seu tratamento e organização por
parte do profissional não familiarizado com as singularidades desse tipo de material. Desta
forma, o objetivo principal da pesquisa foi o de elaborar um modelo de leitura direcionado
para a identificação do conteúdo (assunto) em HQs, e para isto fazendo uso da análise do
discurso literário (ADL) como perspectiva para a análise e leitura documentária. O uso da
ADL por esta pesquisa justifica-se, pois, ela se mostrou uma metodologia viável para a
análise documental no que se refere a identificação de termos de assuntos para a análise e
representação temática da informação de obras de ficção do gênero conto, conforme
observado nas pesquisas desenvolvidas por Lima (2021) e Caprioli (2022), sendo assim
acredita-se que essa perspectiva também seja aplicável ao gênero das HQs. O objeto de estudo
deste trabalho foram os quadrinhos da Turma da Mônica de Mauricio de Sousa intituladas de:
HQ Turma da mônica mudando o mundo (2012) e HQ Turma da Mônica a gente se entende
(2008), as obras de tal autor foram escolhidas devido a sua relevância social e histórica. As
obras do referido autor foram escolhidas por serem as HQs brasileiras de maior sucesso tanto
em âmbito nacional quanto internacionalmente. A elaboração deste modelo de leitura teve
como finalidade o de servir de auxílio para profissionais na retirada de termos para indexação
de obras do gênero histórias em quadrinhos, principalmente nas bibliotecas ou quaisquer
outras instituições que detenham esses materiais em seus acervos, e essa perspectiva se
mostrou viável devido a quantidade de temas encontrados por meio da aplicação deste nos
quadrinhos analisados.