A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: mediação da informação ambiental na Biblioteca Prof.ª Hosana Pires
Biblioteca Escolar. Mediação da Informação. Educação Ambiental. Preservação do meio ambiente.
Estudo da mediação da informação ambiental em biblioteca escolar, diante da relevância, urgência e pertinência de pesquisas voltadas às questões relacionados ao meio ambiente. Para isso, tem-se como objetivo geral explicar o papel da biblioteca escolar como agente de preservação do meio ambiente e na mediação da informação ambiental para os estudantes do Ensino Fundamental, e como objetivos específicos, busca-se: a) mostrar a mediação da informação ambiental no âmbito escolar, para a conscientização ambiental na formação dos estudantes; b) Descrever práticas ambientais que podem ser aplicadas em bibliotecas escolares; c) Propor diretrizes para aprimorar o papel da biblioteca escolar em prol da preservação do meio ambiente, em especial para a biblioteca "Prof.ª Hosana Pires". No que concerne ao método utilizado, o projeto configura-se como indutivo quanto a sua abordagem com natureza básica quanto a sua finalidade. Em relação aos seus propósitos, define-se como uma pesquisa exploratória, apresenta, também, características de pesquisa descritiva. Acerca da abordagem do problema, define-se como pesquisa quali-quantitativa. É um estudo de caso, que usa a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico para levantamento teórico e referencial, a coleta de dados em fontes distintas e a triangulação de dados como forma de coleta e análise para identificar a mediação da informação ambiental na biblioteca. Busca-se com os resultados fortalecer o papel da biblioteca escolar na mediação da informação ambiental e na preservação do meio ambiente, permitindo que os estudantes desenvolvam uma consciência ambiental desde cedo.