A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE DO IFPA: IMPLICAÇÕES PARA ATUAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS
Competência em Informação. Projeto Político-pedagógicos (PPC). Bibliotecário.
Information Competence. Political-pedagogical Project (PPC). Librarian.
Reconhecer o desenvolvimento da competência em informação de forma integrada ao planejamento escolar, envolve o reconhecimento do papel e importância dessa habilidade, bem como de todos os atores do sistema educacional, inclusive os bibliotecários, envolvidos e comprometidos pela promoção e construção de valores sociais, econômicos e culturais da comunidade, configurando-se um grande passo para a construção de uma sociedade democraticamente informacional, que busca a promoção do acesso, recuperação e uso da informação de forma eficiente. Neste cenário se faz necessário um olhar sobre como as habilidades informacionais, estão dispostas nos documentos norteadores da educação, para que seja possível elaborar e integrar práticas relacionadas a competência em informação no sistema educacional. Dessa forma surge o seguinte questionamento, como estudos em Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnico em Meio Ambiente do IFPA podem contribuir para a promoção do desenvolvimento da Competência em Informação na atuação dos bibliotecários? Configurando-se o objetivo geral em analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnico em Meio Ambiente do IFPA e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento da Competência em Informação na atuação dos bibliotecários. Ancorado nos seguintes objetivos específicos: elaborar um checklist com padrões de elementos dessa competência para o ensino médio; observar a Competência em Informação e como estas se apresentam nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnico em Meio Ambiente no formato Integrado do IFPA com base na matriz do Checklist; identificar aspecto da Competência em informação na percepção dos Profissionais bibliotecários do Instituto e a possibilidade de trabalha-las de forma integrada nos PPC. Metodologicamente a pesquisa dividiu-se em quatro fases: 1) Elaboração do pré-projeto; 2) Pesquisa documental; 3) Estudo de caso e 4) Apresentação dos Resultados. Na pesquisa documental utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, em específico a análise temática por frequência de categorias. Sobre o estudo de caso, nele serão realizados questionários nos bibliotecários do Instituto, para identificar os aspectos da CoInfo teorizado no estudo. Os resultados obtidos no estudo documental, a partir da análise dos três grupos da CoInfo, esquematizado no Checklist e verificados nos PPCs, detectou-se algumas categorias é mais frequente em detrimento a outras, como o grupo 1- Competência em Informação é mais representativa que 2 – Aprendizagem Independe e 3 – Responsabilidade Social. Detectou-se também que o PPC-3 apresentou um grau de completude ao conter quase que todas as categorias listadas no Padrão proposto pela American Library Association para relacionar alunos com competência em informação.