A MATURIDADE EM INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
Inteligência Organizacional; Maturidade em Inteligência Organizacional; Sistemas de Bibliotecas; Institutos Federais; Pará.
Aborda a maturidade em inteligência organizacional em um sistema de bibliotecas. Introduz o conceito de Inteligência organizacional, que é quando uma organização faz uso adequado da informação para tomada de decisões, obtida a partir da coleta de dados em seus ambientes internos e externos. Complementa-se à o uso de ferramentas e instrumentos para implantação e manutenção desse processo, entre eles a maturidade em Inteligência Organizacional que mensura o nível em que uma organização se encontra, podendo ir do inicial ao avançado. Apresenta-se como questão de pesquisa: Como ocorre a geração de inteligência organizacional no âmbito do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará? e Qual o nível de maturidade em Inteligência Organizacional do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA? O objetivo geral da pesquisa é analisar a geração de inteligência organizacional do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA, através da mensuração do nível de maturidade em IO. O modelo aplicado foi o de maturidade em Inteligência Organizacional de Álvares, Itaborahy e Machado, que classifica a organização em seis níveis : Não gerenciado; Estruturante, Formativo, Efetivo; Analítico e Proativo. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa com natureza descritiva e exploratória. Utiliza-se o método do estudo de caso, com triangulação de três tipos de evidência: Entrevista por levantamento de estudo de caso; Observação participante e Análise Documental. Apresentam-se como principais resultados as seguintes informações: As categorias Valor do indivíduo, Memória organizacional, Monitoramento ambiental, Relatório de inteligência encontram-se no nível 1. As categorias aprendizagem organizacional, Capacidade organizacional, Cultura, Espaços, Processos da informação e do conhecimento, Política da informação, Tecnologia, Compartilhamento e reutilização do conhecimento e Usabilidade encontram-se no nível 2. Portanto, conclui-se que o SIB-IFPA se encontra no estágio inicial, denominado Estruturante, do Nível 3. Verifica-se que o Sistema tem uma estrutura adequada para a gerenciamento de informações e uma equipe capacitada e qualificada que juntamente com categorias como Conhecimento do negócio; Armazenamento, Busca e Recuperação; e Segurança da informação, podem vir gerar de inteligência organizacional para a organização.