INDEXAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SERVIÇOS DE REDES SOCIAIS ONLINE
Indexação Social; Folksonomia; Divulgação Científica; Serviços de Redes Sociais Online; TikTok.
Introdução:A revolução tecnológica iniciada a partir da segunda metade do século XX, possibilitou o surgimento de uma estrutura social baseada em redes digitais que geram, processam e distribuem a informação. A emergência de recursos de comunicação como a serviços de rede social online, bem como os desdobramentos culturais da popularização da tecnologia que se expressam por meio de uma cibercultura possibilitaram a emergência de um modelo de representação da informação orientada pelo usuário da Internet. Objetivos: Realizar um estudo comparativo entre as estratégias de indexação social adotadas para os conteúdos científicos produzidos por perfis no Serviço de Redes Sociais Online TikTok de diferentes áreas do conhecimento, por meio de uma análise de conteúdo aplicada à hashtags utilizadas, para identificar as características e potenciais contribuições à organização para recuperação da informação em Serviço de Redes Sociais Online essa indexação social pode proporcionar. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, norteado do ponto de vista de seus meios técnicos pelo método observacional não participativo. Está dividida em três fases: 1) Seleção da amostra, tanto dos perfis quanto das postagens. O objetivo da primeira fase da pesquisa é determinar as estratégias de identificação e parâmetros de seleção dos dois conjuntos de dados a serem analisados neste estudo: i) perfis do TikTok (destinados ao compartilhamento de conteúdos científicos), ii) suas postagens e atributos de descrição e indexação; 2) Coleta da amostra, tanto dos perfis quanto das postagens. O objetivo da segunda fase da pesquisa é coletar as informações necessárias para as análises propostas na terceira fase; 3) Análise da amostra, tanto dos perfis quanto das postagens. O objetivo da terceira fase da pesquisa é analisar os dois conjuntos de dados coletados na fase 2: i) perfis dos divulgadores científicos e ii) atributos de descrição e indexação presentes nas postagens coletadas. Esta fase se subdivide em três etapas: i) descrição e análise dos perfis; ii) descrição e análise das características das Folksonomias coletadas; iii) análise comparativa entre os atributos de descrição coletados das postagens.Resultados parciais: Não há resultados parciais. Considerações parciais: A tecnologia como marco evolutivo inscrito no desenvolvimento da civilização demonstra sua relação direta com o progresso social, econômico e cultural. A emergência de uma cultura baseada na inter-relação: homem e tecnologia é o ponto de partida para a mudança do papel do usuário da Internet no contexto informacional. Dentre estas modificações, sob a perspectiva da Ciência da Informação está o surgimento da indexação social. Os serviço de redes sociais online como ferramentas de sociabilidade no ciberespaço possibilitam a circulação da informação de formas mais rápidas, assim como colaboram para o aumento do conteúdo disponível na Internet, dinâmica que favorece as ações de divulgação da ciência que se propõem explorar o ciberespaço e a cibercultura. A indexação social aqui, além de uma expressão cultural da sociedade em rede, se mostra um recurso de organização, visibilidade e recuperação da informação na Internet.