Banca de DEFESA: IRANILDO JUNIOR DE SOUZA PINHEIRO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANILDO JUNIOR DE SOUZA PINHEIRO
DATA: 31/05/2022
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório da Biblioteca Central da UFPA
TÍTULO:
ESTADO DA ARTE SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (2010-2020)
PALAVRAS-CHAVES:
Bibliotecas escolares. Biblioteconomia escolar. Estado do conhecimento. Pós-graduação. Ciência da informação. Biblioteconomia.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Métodos Quantitativos. Bibliometria
RESUMO:
Apesar de a biblioteca escolar desempenhar um importante papel social, educativo, informativo e cultural, até o fim do século XX, a temática não recebia o devido reconhecimento científico no Brasil. A partir do início do século XXI, a discussão da temática foi endossada, principalmente, pelo debate legislativo que resultou na Lei 12.244/2010 de universalização da biblioteca escolar no país e provocou impacto na comunicação técnica e científica sobre o tema, gerando inúmeros estudos sobre a produção dessa temática, que serviram de referencial deste trabalho (ABREU; GONÇALVES, 1998; CAMPELLO, 2003; CAMPELLO et al., 2007; CAMPELLO et al., 2013; LEMOS, 2015; SILVA, 2015; SILVA; VENTORIM, 2016; PASQUIM, 2016; GASQUE; CASARIN, 2016; OLIVEIRA; CAMPELLO, 2016; SILVA; OLIVEIRA, 2017; RITA; BLATTMANN, 2018; OLIVEIRA, 2019; OLIVEIRA, 2019; ROCHA; SANTO, 2019). Nesse contexto, esta pesquisa busca analisar a produção científica brasileira sobre o tema biblioteca escolar na pós-graduação em Ciência da Informação (CI). O objetivo geral do estudo é analisar os trabalhos cujo eixo central de investigação seja a [biblioteconomia escolar] bibliotecas escolares em Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCIs), no período entre os anos de 2011 e 2020. Os objetivos específicos da pesquisa são: discutir o contexto da pesquisa sobre biblioteca escolar na Biblioteconomia e Ciência da Informação e as revisões da produção científica sobre a temática na área; descrever os trabalhos acadêmicos sobre biblioteconomia escolar dos PPGCIs na última década e; analisar e discutir as categorias temáticas dos trabalhos identificados. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com busca sistemática no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e que apresenta o relatório das características dos trabalhos selecionados, seguida de uma análise/discussão sobre as temáticas dos estudos selecionados, comparando com as categorizações temáticas da revisão de literatura (CAMPELLO et al., 2013; SILVA, 2015 e LEMOS, 2015). Ao fim, apresenta as considerações e implicações acerca da produção científica sobre bibliotecas escolares na pós-graduação brasileira em Ciência da Informação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Externo ao Programa - 1052608 - FABIOLA BOUTH GRELLO KATO