MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA: em foco a biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Mediação da informação. Biblioteca Escolar. Inclusão
A mediação da informação pode ser vista como garantia de acessibilidade, sobretudo no contexto da Educação inclusiva, criando possibilidades para que alunos da educação especial possam adquirir competências informacionais para leitura, pesquisa e uso de tecnologia da informação. É importante conhecer as dificuldades e potencialidades desses usuários a fim de oferecer produtos e serviços para mediar a informação, auxiliando a escola na promoção da educação inclusiva. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas de mediação da informação para alunos com deficiência na biblioteca da EAUFPA visando a identificar essas práticas desenvolvidas pelos servidores atuantes na biblioteca da EAUFPA e possibilitar mais acessibilidade informacional a estes sujeitos. O universo da pesquisa é composto pela biblioteca escolar da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. A pesquisa tem caráter descritivo. Classificada como bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa com foco nas práticas inclusivas da biblioteca da EAUFPA. O procedimento para coleta de dados será realizado em duas fases, a primeira fase será a pesquisa bibliográfica tendo como material de análise artigos, dissertações, teses e livros, nas áreas de Pedagogia e Ensino, Biblioteconomia e Ciência da informação. Na segunda fase será utilizado o diário de campo como instrumento para registro dos dados coletados nos documentos institucionais e nas atividades com profissionais servidores que atuam na EAUFPA. A análise dos dados será baseada nas categorias: demanda da mediação e tipo de recurso para acessibilidade comunicacional. Ao final do estudo, pretende-se trazer novas informações que auxiliem a realização de projetos que incluam a todos os alunos da referida escola, independente de condições, características e possibilidades.