GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO DO IDEFLOR-BIO NA APA MOSAICO DO LAGO DE TUCURUÍ
gestão da informação, gestão do conhecimento, meio ambiente, áreas de preservação ambiental, unidades de conservação.
Analisa a gestão pública ambiental promovida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-BIO), ligado à Secretaria Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) na Área de Proteção Ambiental Tucuruí (APA Tucuruí), considerando que no atual contexto tem-se exigido, cada vez mais, das organizações, que construam potenciais baseados em informação e conhecimento. Para isso, propõe-se como objetivo geral: analisar o processo de gestão da informação enquanto fator relevante no alinhamento de inteligência estratégica na gestão pública ambiental de Unidades de Conservação no Estado do Pará. Como objetivos específicos tem-se: a) analisar os recursos disponíveis para gestão de dados, informação e conhecimento e suas aplicações nas atividades operacionais de organizações, em especial os sistemas de informação; b) compreender o ambiente interno e externo do IDEFLOR-BIO no cenário estratégico; c) discutir aspectos de inteligência estratégica no âmbito da Gestão Pública Ambiental do IDEFLOR-BIO, na Unidade de Conservação do Lago de Tucuruí no Estado do Pará. A pesquisa, quanto aos objetivos, será exploratória e descritiva, irá abordar a gestão estratégica de informação e do conhecimento, especificamente, a viabilidade da aplicação da Inteligência Estratégica nos processos de gestão de unidades de conservação na área de preservação ambiental administrada pelo Governo do Estado do Pará, por meio do IDEFLOR-BIO, vinculado à SEMAS-PA. É um estudo de caso, em que será adotada a técnica da triangulação como estratégia de coleta e análise de dados, obtidos em levantamento bibliográfico sobre o tema de estudo, em entrevistas com os gestores e em sistemas de informação do Instituto. A pesquisa será desenvolvida considerando os seguintes temas: a) gestão da informação com base em requisitos, fontes, aplicação das informações e a percepção dos entrevistados em relação a importância da informação para o desempenho das atividades operacionais; b) estrutura, com base nos sistemas de informação e suas aplicações nos processos; c) gestão do conhecimento, focando no processo de formação do conhecimento científico, técnico, operacional de cada um dos participantes.