ARCHIVAL LITERACY: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A ARQUIVOLOGIA
Competência em Informação; Competência Arquivística; Arquivologia; Archival Literacy
A Archival Literacy, traduzida nesta pesquisa como Competência arquivística, é considerada no atual cenário acadêmico-científico internacional como uma vertente da Competência em Informação. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor um conceito para o termo Competência Arquivística adequado ao cenário arquivístico brasileiro. Para alcançar o referido objetivo, a pesquisa propõem sistematizar as temáticas relacionadas à Competência Arquivística, investigar a produção bibliográfica acerca do tema a fim de identificar as características e perspectivas da Competência Arquivística e por fim, propor um conceito para o termo Competência Arquivística. Para o operacionalização dos objetivos apresentados, elencou-se os seguintes procedimentos metodológicos: Pesquisa Bibliográfica, Revisão Bibliográfica Sistemática, Análise Bibliométrica e a Teoria Fundamentada nos Dados. O procedimento de coleta de dados desta pesquisa ocorreu no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online, no período de outubro de 2020 a março de 2021. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática foi possível, obter-se resultados preliminares, no qual observou-se a existência de novas áreas de conhecimentos que compõem e estreitam a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia (Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence), o que se apresenta como um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas, a existência de categorias e subcategorias de usuários que determinam as características de Competência Arquivística em sujeitos distintos.