Notícias

Banca de DEFESA: MARIA IVONE MAIA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA IVONE MAIA DA COSTA
DATA: 31/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Informacionais, Estudantes quilombolas, Competência Crítica em Informação, Universidade Federal do Pará, Análise Crítica do Discurso.


PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

Esta pesquisa visa analisar, dentro de um contexto histórico, social e cultural, as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará, com o intuito de contribuir para a elaboração de ações afirmativas, com a perspectiva de minimizar a problemática de acesso à informação enfrentado por esses sujeitos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa foi dividida em três etapas, a primeira apresenta uma sistematização teórica, produto da pesquisa bibliográfica, desenvolvida com reflexões sobre as abordagens teóricas relativas aos Estudos de usuários, às Práticas Informacionais e à Competência Crítica em Informação, em seguida fez-se uma exposição de um breve histórico dos quilombolas no Brasil, da sua luta pela educação, do acesso ao ensino superior, visando compreender a trajetória histórica, cultural e social dos sujeitos da pesquisa. A segunda etapa: é apresentado o desenvolvimento da pesquisa, na qual estão incluídas a pesquisa documental que possibilitou identificar os estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará e traçar um panorama acerca da presença dos estudantes quilombolas matriculados nos distintos campis, polos, núcleos e cursos que compõe a instituição. Ainda no intuito de concluir o objetivo inicial, foi verificado as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas, por meio da pesquisa etnográfica, especificamente com a aplicação de um questionário no google forms e de uma entrevista semiestruturada, configurados como ferramentas para coleta de dados. Para análise desses dados coletados elegeu-se a Análise Crítica do Discurso. Por fim, foi realizada uma triangulação entre os resultados da pesquisa bibliográfica e da etnografia – entrevista. Os resultados indicam que as Práticas informacionais desenvolvidas pelos estudantes quilombolas tanto no campo acadêmico como no campo das comunidades, são influenciadas por fatores como, histórico, capital cultural, sociais, políticos e econômicos. Desta forma, a Competência Crítica em Informação é observada nas ações individuais e coletivas produzidas no cotidiano dos estudantes, mostrando que os diálogos entre as Práticas Informacionais e a Competência Crítica em Informação contribui para a geração de conhecimentos fundamentais nas questões das desigualdades sociais e culturais dentro do contexto pesquisado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2301786 - RENATA LIRA FURTADO
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola
Notícia cadastrada em: 24/03/2021 14:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1