PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Práticas Informacionais, Estudantes quilombolas, Competência Crítica em Informação, Universidade Federal do Pará, Análise Crítica do Discurso.
Esta pesquisa visa analisar, dentro de um contexto histórico, social e cultural, as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará, com o intuito de contribuir para a elaboração de ações afirmativas, com a perspectiva de minimizar a problemática de acesso à informação enfrentado por esses sujeitos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa foi dividida em três etapas, a primeira apresenta uma sistematização teórica, produto da pesquisa bibliográfica, desenvolvida com reflexões sobre as abordagens teóricas relativas aos Estudos de usuários, às Práticas Informacionais e à Competência Crítica em Informação, em seguida fez-se uma exposição de um breve histórico dos quilombolas no Brasil, da sua luta pela educação, do acesso ao ensino superior, visando compreender a trajetória histórica, cultural e social dos sujeitos da pesquisa. A segunda etapa: é apresentado o desenvolvimento da pesquisa, na qual estão incluídas a pesquisa documental que possibilitou identificar os estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará e traçar um panorama acerca da presença dos estudantes quilombolas matriculados nos distintos campis, polos, núcleos e cursos que compõe a instituição. Ainda no intuito de concluir o objetivo inicial, foi verificado as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas, por meio da pesquisa etnográfica, especificamente com a aplicação de um questionário no google forms e de uma entrevista semiestruturada, configurados como ferramentas para coleta de dados. Para análise desses dados coletados elegeu-se a Análise Crítica do Discurso. Por fim, foi realizada uma triangulação entre os resultados da pesquisa bibliográfica e da etnografia – entrevista. Os resultados indicam que as Práticas informacionais desenvolvidas pelos estudantes quilombolas tanto no campo acadêmico como no campo das comunidades, são influenciadas por fatores como, histórico, capital cultural, sociais, políticos e econômicos. Desta forma, a Competência Crítica em Informação é observada nas ações individuais e coletivas produzidas no cotidiano dos estudantes, mostrando que os diálogos entre as Práticas Informacionais e a Competência Crítica em Informação contribui para a geração de conhecimentos fundamentais nas questões das desigualdades sociais e culturais dentro do contexto pesquisado.