OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE A LEITURA PELA COMUNIDADE ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE ALENQUER – PARÁ.
Leitura; Formação de leitor; Projetos de leitura. Educação. Ensino-aprendizagem.
Investigar a prática da leitura no universo escolar é algo fundamental pois dialoga com todas as disciplinas, de modo a apontar para a perspectiva interdisciplinar, e, por isso mesmo, com a formação integral do discente enquanto sujeito da sua própria leitura de mundo e do texto propriamente. O tema em questão, a saber, “os sentidos construídos sobre a leitura pela comunidade escolar no ensino fundamental da cidade de Alenquer-PA”, busca compreender a percepção a respeito da leitura nas escolas Escola Estadual de ensino fundamental Monteiro Lobato e Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Sadala, a fim de refletir a prática e a perspectiva para formação de leitores no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, de caráter qualitativa e quantitativa. Para tanto, traz os sentidos construído pela comunidade escolar em relação à leitura no processo de ensino-aprendizagem, em 02 escolas de ensino fundamental da rede pública, além de um mapeamento das ações voltadas para o incentivo à leitura na cidade de Alenquer. Tal estudo tem como aporte teórico central as teses de Paulo Freire (2015) e VYGOTSKY (1995) que subsidiam uma leitura crítica sobre o mundo e o ato de ler. A pesquisa indica desarticulação das políticas de leitura nas escolas, assim como falta de projetos de incentivo à leitura de caráter contínuo que fundamentalmente dê conta de envolver os discentes. Além de uma ausência de conexão entre os projetos da cidade que acontecem nas escolas, há falta de diretrizes e formação continuada para os professores que atuam nas salas de aula. A percepção da comunidade escolar sobre o ler, demonstra a importância da prática da leitura para a formação dos alunos, dos professores e da comunidade, mas ainda é uma prática pouco cultivada nas escolas, uma vez que os projetos de incentivo à leitura ressentem-se de uma maior articulação entre si.