ACESSO À LITERATURA TÉCNICO-CIENTÍFICA POR DISCENTES CEGOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Acessibilidade. Pessoa com deficiência. Mediação da informação. Acesso à informação. Deficiência visual.
Pessoas com deficiência visual encontram muitas barreiras quanto ao acesso à
informação, como a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por
estudantes universitários, pois a falta de material bibliográfico em formato
acessível ainda é imensa. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em
torno do acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da
Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é investigar os processos que
envolvem o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da
Universidade Federal do Pará. Os específicos são: a) Realizar discussão sobre
a mediação da informação às pessoas com deficiência como campo de estudo
na ciência da informação; b) Discorrer sobre aspectos legais e ações
relacionadas ao acesso à informação às pessoas com deficiência; c) Investigar
as barreiras e estratégias para o acesso à literatura técnico-científica dos
discentes cegos da Universidade Federal do Pará; d) Investigar os processos
que envolvem a mediação da informação da informação para o acesso à
literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do
Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizado estudo de
caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo
com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos
que possam subsidiar o estudo. As entrevistas foram aplicadas aos discentes
cegos da Universidade Federal do Pará e às bibliotecárias que atuam no
Espaço Braille da Biblioteca Central. A partir dos dados coletados foram
estabelecidas categorias de análise baseadas nas declarações emitidas pelos
sujeitos sociais envolvidos em comparação com a literatura da área da Ciência
da Informação e àquelas relacionadas às pessoas com deficiência. Os
resultados evidenciam que no processo que envolve o acesso à literatura
técnico-científica por discentes cegos da UFPA existem barreiras no âmbito da
relação aluno-professor e outras relacionadas à disponibilidade de material
bibliográfico em formato acessível. Essas barreiras geram consequências
negativas no desempenho desses estudantes no desenvolvimento das suas
atividades acadêmicas, como no conceito das disciplinas. Conclui-se que a
superação dessas barreiras dependem de esforços já em curso e de mais
investimentos em fatores com potencial para eliminá-las ou superá-las como
recursos humanos, tecnológicos e parcerias interinstitucionais.