MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA O ACESSO À LITERATURA TÉCNICO-CIENTÍFICA POR DISCENTES CEGOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Mediação da informação. Acesso à informação. Tecnologias assistivas. Informação para Cegos.
Vários organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, defendem o acesso à informação como requisito fundamental para garantir a cidadania de uma pessoa, sem exclusão. No entanto, pessoas cegas encontram muitas barreiras quanto ao acesso à informação, incluindo a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por estudantes universitários. Isto ocorre mesmo após a gama de recursos de tecnologias da informação e comunicação disponíveis no século XXI, pois a falta de literaturas técnico-científica em formatos acessíveis ainda é imensa, sendo uma barreira para o estudo de discentes de universidades, como os da Universidade Federal do Pará. Assim, devem ser oferecidas e/ou criadas ações quanto a acessibilidade à informação destas obras a estas pessoas. Quanto a isto, as chamadas tecnologias assistivas vem contribuindo no processo de mediação da informação nas bibliotecas universitárias. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em torno da mediação da informação para o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é identificar os processos que envolvem a mediação da informação aos discentes cegos da UFPA para o acesso à literatura técnico-científica. Como objetivos específicos pretende-se a) identificar os principais recursos de tecnologias assitivas disponíveis para o acesso à informação às pessoas cegas; b) verificar no Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA estratégias e práticas que possibilitam o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos; e, c) investigar, com os discentes cegos, quais as barreiras de acesso à literatura técnico-científica e consequentes implicações na vida acadêmica. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizada estudo de caso, em que além do levantamento bibliográfico, será realizada pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas, diário de campo e consulta a relatórios e outros documentos. Os dados coletados nas entrevistas serão tratados com base no método de análise do conteúdo.