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Banca de DEFESA: LUCIDEIA BARBOSA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIDEIA BARBOSA RODRIGUES
DATA: 05/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: FAARQ - GP-09
TÍTULO:

MAPEAMENTO E CATEGORIZAÇÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO DE PROPOSTAS PARA CONCEITOS SOBRE REDE SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Rede social. Redes Sociais. Conceito. Portfólio. Comunicação Científica.


PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

Diante do crescente uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e da disponibilidade da Internet, há um crescimento dos serviços online, tais como os Serviços de Redes Sociais Online. São locais que fomentam discussões e fluxo de informações para além dos meios tradicionais. Como tudo que é utilizado por boa parte da sociedade, estes serviços são conhecidos por vários termos, variando desde simplesmente Rede, até Redes Sociais Online. Portanto, é importante estabelecer uma proposta para o conceito de Rede Social, especialmente a Ciência da Informação, já que esta investiga os fenômenos da informação, incluindo nestes serviços. Neste sentido, o problema de pesquisa está pautado na lacuna de pesquisas que procuram sistematizar um referencial teórico sobre determinados conceitos importantes para que seus pesquisadores compreendam a visão de mundo de uma área do conhecimento sobre um fenômeno sem a devida reflexão. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um portfólio de propostas de conceitos relacionados às Redes Sociais e suas características, ao mapear comunicações científicas e o entendimento sobre esse tema. Os objetivos específicos foram mapear comunicações científicas que possuam em seu corpus documental o uso dos termos Rede Social ou Redes Sociais; identificar e selecionar as comunicações científicas que tratam de propostas teóricas sobre a temática da pesquisa; compreender as conceitualizações sobre Rede Social e demais termos identificados nas comunicações científicas; e propor um portfólio com propostas de conceitos para Redes Sociais e demais termos, a partir dos resultados da investigação. O universo de pesquisa foram comunicações científicas das áreas de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas; e das Exatas e da Terra sobre Redes Sociais. Como amostra, a pesquisa foi delimitada a análise das comunicações científicas disponíveis na Scientific Electronic Library Online, com critérios de elegibilidade descritos na introdução. Justifica-se a pesquisa pois são serviços estãocada vez mais inseridos no cotidiano da sociedade, quetêm modificado a forma como as pessoas consomem e compartilham informações, bem como a maneira como organizações se comunicam com seu público Junto a popularização de dispositivos móveis, proporcionou um aumento do número de pessoas utilizando estes serviços, pois permitem que o acesso em qualquer lugar, com certa facilidade de uso, de compartilhamento de mídia, de possibilidade streaming, dentre outros recursos. Por outro lado, fontes de informação utilizam um conjunto de conceitos em que muitas vezes são referidos como sinônimo de Redes Sociais Online, como Redes Sociais ou Mídias Sociais. Mesmo que não se procure um consenso universal, é importante uma definição de seu significado e as características que as diferem de outras formas de comunicação existentes, pois são fontes de dados importantes para análises e estudos em diversas áreas. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica, sendo uma pesquisa descritiva que objetivou caracterizar certo fenômeno, com procedimento de pesquisa bibliográfica, foram divididos em 4 etapas: definição das estratégias e seleção das comunicações científicas; coleta de dados; categorização das comunicações científicas, e sistematização dos resultados identificados e construção de portfólio com as propostas de conceitos. Para a construção do portfólio, bem como das propostas de conceitos, optou-se pela aplicação do Método Analítico-Conceitual e para questões epistemológicas optou-se por analisar, a partir da visão da Teoria Crítica. Como resultados, analisou-se um total de 138 comunicações científicas, divididas em seis categorias: Avaliação, Uso, Ética, Política, Teoria e Desenvolvimento, ordenadas da maior para a menor em ocorrência classificatória. Foram identificadas 22 Formas Verbais, 686 elementos descritivos - e que deram origem a 64 características - e identificou-se 58 serviços - que foram utilizados como referentes. Nas propostas de conceitos, identifica-se maior complexidade em algumas Formas Verbais em detrimento de outras, destacando-se os conceitos de Mídia Social, Rede Social, Rede Social Digital, Rede Social Online e Rede Social Virtual. A aplicação do Método Analítico-Conceitual permitiu determinar simetrias e assimetrias entre estes conceitos. Verificou-se conceitos periféricos ao contexto: Mídia, Mídia Alternativa Digital, Mídia Industrial, Mídia Social Digital, Plataforma, Plataforma de Rede Social, Plataforma Digital, Plataforma Online, Rede, Rede Digital, Rede Social Empresarial, Rede Social Formal, Rede Social Intraorganizacionais, Rede Social One-mode, Rede Social Transacionais, Rede Social Two-mode e Rede Social Virtual Organizacional. A Forma Verbal mais detalhada é Rede Social, sendo parte central da pesquisa, corroborando com o atendimento ao objetivo da pesquisa. Ao final, demonstrou-se as limitações da pesquisa, bem como encaminhamentos de pesquisas futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo à Instituição - NATALIA MARINHO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 16:14
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