Banca de DEFESA: SHEYSY ARAGAO MONTEIRO

DISCENTE: SHEYSY ARAGAO MONTEIRO
DATA: 14/06/2024

COMPETÊNCIAS INFODIGITAIS NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Competência em informação; Competências digitais; Capacitação de Usuários; Biblioteca Universitária; Universidade Federal do Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

As competências informacionais e digitais são complementares, constituindo o digital o veículo de mediação privilegiado da nossa era. Não é viável pensar em inclusão informacional sem acesso e uso de computadores e a internet, nem digitalidade eficiente e responsável sem competência informacional. Na sociedade global da informação, ter uma população competente no infodigital é chave para o desenvolvimento socioeconômico e o exercício da cidadania, elementos básicos para a sustentabilidade e o cumprimento dos alvos da Agenda 2030. Neste contexto, este estudo aborda a situação da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), como unidade formadora de competências infodigitais, para verificar a existência de ações e/ou políticas referentes a estas competências, como insumo para promover cidadãos preparados nesse quesito, e promotores do desenvolvimento sustentável regional por meio do uso eficiente e eficaz da informação, e das tecnologias digitais que as sustentam. Foi desenvolvido um estudo de caso da Biblioteca Central da UFPA utilizando análise documental de três fontes: (1) documentos institucionais; (2) documentos da unidade; (3) registros referentes de práticas, programas e políticas institucionais efetivamente desenvolvidos. Adicionalmente foram entrevistados os servidores que trabalham na Biblioteca Central e participam de estas ações. O alvo foi caracterizar as ações e políticas da UFPA nesta área, em busca de conhecer o estado desta área na universidade, que sendo pública e a maior da Região Norte, tem um compromisso forte com o desenvolvimento da Amazônia e com a formação destas competências nos seus profissionais e na população em geral. Esta pesquisa se justifica na importância das competências infodigitais em diversos contextos, no exercício da cidadania e na eficácia e eficiência no aproveitamento da informação para a solução de problemas locais. Bem como, é um tema recorrente na Ciência da Informação, ainda que são escassas as pesquisas na Amazônia. Os resultados apontam a existência de ações e políticas em competências infodigitais, porém de forma tímida e apresentando lacunas em sua estruturação, o que demanda a elaboração de meios adequados para seu desenvolvimento, tanto pela instituição UFPA, quanto pela Biblioteca Central.

Presidente - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo à Instituição - ANGELA HALEN CLARO FRANCO
Externo à Instituição - MARTA LEANDRO DA MATA
Externo à Instituição - SARA MARTÍNEZ CARDAMA