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Banca de DEFESA: MIRACY DA SILVA MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRACY DA SILVA MAIA
DATA: 28/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A CURADORIA DE CONTEÚDO INFORMACIONAL COMO INSTÂNCIA DE MEDIAÇÃO IMPLÍCITA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS HÍBRIDAS: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA CENTRAL DO SENAC PARÁ 


PALAVRAS-CHAVES:

Curadoria de Conteúdo Informacional; Mediação Implícita da Informação; Bibliotecas Híbridas; Biblioteca Central; Senac Pará.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

As Bibliotecas tendem a acompanhar o processo evolutivo das instituições às quais estão inseridas e, por serem impactadas e estimuladas pelos contextos social, educativo, cultural, tecnológico etc., precisam aplicar na rotina de prestação de serviços informacionais condutas que permitam o refinamento da quantidade de informações que chega ao usuário. Muitas informações e documentos são disponibilizados aos usuários na forma analógica e digital, potencializando as possibilidades de busca e recuperação da informação, no entanto, precisam estar disponíveis de forma contextualizada e pertinente à sua demanda para tornar-se relevante e devidamente ser apropriada por ele. Nesse cenário de excesso de informações com possibilidades de acesso em ambientes híbridos ,a pesquisa responde como a Curadoria de Conteúdo Informacional manifesta-se como Mediação Implícita da Informação em Biblioteca híbridas no ensino profissionalizante do Senac Pará. Como objetivo geral a pesquisa investiga a inter-relação entre a curadoria de conteúdo informacional  e a mediação implícita da informação em bibliotecas híbridas com o foco na Biblioteca Central do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Pará. Como objetivos específicos a pesquisa discute os conceitos de Curadoria de Conteúdo, de Mediação da Informação e de Bibliotecas Híbridas; descreve, a partir da experiência profissional, como se dá a Mediação Implícita da Informação na Biblioteca Híbrida; identifica se a curadoria de conteúdo informacional contribui para a ação docente dos instrutores de cursos técnicose, analisa as convergências e divergências entre tais processos no contexto do ensino profissionalizante. A pesquisa é do tipo descritiva e explicativa, de abordagem qualitativa e tem como métodoo estudo de caso único,utilizacomo fontes de evidências a revisão de literaturaque possibilita realizar o levantamento dos conceitos, a entrevistaque evidencia em quais aspectos a mediação da informação e a curadoria de conteúdo informacional contribui para a ação docente e a pesquisa documental que favorece a análise das diretrizes institucionais. Conclui que a Curadoria de Conteúdos Informacionais é uma ferramenta potencial de mediação implícita de informações em bibliotecas híbridas no contexto do ensino profissionalizante. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3255811 - JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Externo à Instituição - JULIANA CARDOSO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 09:27
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