USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRELADA À METODOLOGIAS ATIVAS E JOGOS, COMO RECURSOS FACILITADORES NA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO, EM CITOLOGIA.
Célula, Ensino da Biologia, Ensino Investigativo.
O ensino da citologia é um tanto complexo devido a variedade de estruturas que as células apresentam, as quais não se consegue observar sem o auxílio de um aparelho, o microscópio. Além, das difíceis terminologias para cada uma de suas organelas. Portanto, o ensino realizado através da construção de jogos possibilita que os alunos se tornem parte do processo de aprendizagem, aumentando seu interesse pelo assunto abordado. O projeto tem o objetivo de construir um jogo de quebra-cabeça, no intuito de promover o ensino investigativo da célula, suas estruturas e suas funções básicas, para os estudantes da primeira série do ensino médio na disciplina de Biologia. Espera-se que ao realizar as atividades propostas nesse trabalho, os estudantes possam desenvolver o processo de aprendizagem e ampliar seus conhecimentos. O trabalho será desenvolvido com a utilização de metodologia ativa e pesquisa bibliográfica, para posterior desenvolvimento das etapas de criação do jogo, pesquisa investigativa sobre a célula, planejamento, confecção e apresentação do produto. Resultando em um jogo, o produto que deve auxiliar os professores no ensino e aprendizagem da célula, tornando as aulas mais interativas e práticas.