SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA DE ECOLOGIA PARA USO EM AMBIENTE NÃO FORMAL DE ENSINO: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
alfabetização científica, ensino investigativo, material didático
A importância da Ecologia está na compreensão das complexas relações dos seres vivos com os fatores abióticos e a Biosfera. Assim, o Ensino e a Aprendizagem de Ecologia em espaços não formais de Ensino tais como os ambientes naturais localizados próximos à escola, apresentam-se como uma alternativa metodológica relevante para a aprendizagem de conceitos ecológicos, pois proporcionam uma investigação na prática em que diversas temáticas podem ser vivenciadas para além da definição de conceitos. Desse modo, propomos o desenvolvimento de uma Sequência Didática Investigativa de Ecologia em Espaço Não Formal de Ensino com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, com o objetivo de disponibilizar material didático de apoio ao professor com vistas à promoção do pensamento crítico do estudante sobre as complexas relações ecológicas e de ação antrópica junto ao meio ambiente. A pesquisa a ser desenvolvida tem abordagem prática e qualitativa, e a técnica utilizada para a elaboração do produto educacional será a observação dos participantes na interação com as temáticas ecológicas no ambiente natural, utilizando como instrumentos de coleta de dados: gravações audiovisuais, fotografias, anotações sobre as falas e observações em campo e posteriormente em sala de aula convencional. O material didático será validado por uma banca de especialistas, cujas observações serão utilizadas para a construção do produto final, que será publicizado de forma gratuita. Além da sequência didática investigativa será elaborado um relato de caso sobre o processo de construção e aplicação do produto, comparando com a prática habitual em sala