ECODIVERSÃO: JOGO DE TABULEIRO PARA O APRENDIZADO SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS
Biomas brasileiros, Conservação, Jogo de Tabuleiro, Ensino- Aprendizagem.
O objetivo dessa pesquisa é criar um jogo de tabuleiro contextualizado com as pesquisas científicas mais recentes sobre os biomas brasileiros, com o intuito de verificar se o uso do jogo como complemento ao estudo de ecologia tradicional é motivador e eficaz para o aprendizado dessa matéria junto ao Ensino Médio. O trabalho será realizado com 90 alunos do 2o ano do ensino médio integral da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Temístocles de Araújo. No primeiro momento serão ministradas aulas expositivas e dialogadas sobre o conteúdo específico de Ecologia. No segundo momento as turmas serão subdividas em grupos, que receberão um protótipo do jogo de tabuleiro, criado e confeccionado pelo professor, baseando-se na literatura científica, jornais e revistas com conteúdo em ecologia. No terceiro momento a análise de dados consistirá na comparação entre os questionários aplicados antes e depois da introdução da dinâmica do jogo de tabuleiro para diagnosticar se o mesmo despertou o interesse na pesquisa pelos discentes sobre essa temática. Espera-se que o discente reconheça os biomas brasileiros, as principais espécies endêmicas, cosmopolitas e invasoras; a conservação de espécies animais e ecossistemas; além das principais ameaças à biodiversidade; bem como melhorem a interação social e a concentração em sala de aula, pela complementação dos livros-texto adotados nas escolas públicas.