APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO ENSINO DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLOGICAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS, ABAETETUBA-PA
PBL, aplicabilidade, eficácia, ensino de biologia.
O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou PBL) é uma metodologia de ensino centrada nos alunos, em que lhes estimula e motiva a aprenderem conhecimentos novos resolvendo problemas referentes aos conteúdos curriculares. A metodologia PBL tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. O objetivo deste estudo será avaliar a aplicabilidade e a eficácia de um tutorial, sobre o uso da Metodologia Baseada em Problemas no processo de ensino aprendizagem de biologia em escolas públicas. Esta pesquisa procurará implementar por meio de um tutorial a metodologia do PBL no ensino médio na disciplina de biologia, em duas escolas públicas, sendo uma de periferia e outra rural, onde os índices de evasão, reprovação e desinteresse dos alunos pelo estudo é grande. Tendo ao final do semestre a avaliação da aplicação desta metodologia avaliada tanto pela professora quanto pelos alunos. Espera-se, ao final, obter uma análise qualitativa dos pontos negativos e positivos da metodologia PBL, levando sempre em consideração o fator motivacional, a estrutura disponibilizada e a adaptação e o interesse dos alunos à essa metodologia.