ENSINO DE BOTÂNICA: UMA ABORDAGEM COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E PELA VIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA
Recurso didático para o ensino de biologia; HQs no ensino de ciências; biologia crítica.
Apesar das plantas serem comuns no cotidiano das pessoas, tanto no uso doméstico como nas paisagens, autores falam sobre dois problemas a serem superados no ensino de botânica: a negligência e; o método tradicional de ensino-aprendizagem, no qual os estudantes são meros agentes passivos. A fim de verificar as possibilidades de superação desses problemas, este trabalho utilizou uma história em quadrinhos sobre a evolução das plantas como recurso didático central de uma sequência didática pautada pela Pedagogia Histórico Crítica. O material produzido para este trabalho inclui uma revista com a história em quadrinhos voltada para o estudante e uma sequência didática voltada para os professores. As potencialidades da revista e da sequência didática foram validadas utilizando os seguintes recursos: observação participante, questionário fechado sobre o conteúdo de botânica e questionário aberto sobre a revista e sobre a sequência didática. Tais recursos foram analisados à maneira qualitativa, sendo que para o questionário aberto foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (1976). Os resultados indicam que a revista em quadrinhos conseguiu atrair a atenção dos alunos para o tema botânica favorecendo a aprendizagem, assim como a pedagogia histórico crítica agregou sentido ao conteúdo aprendido.