ADAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA EM BELÉM-PA
PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas, ensino de biologia, sexualidade, ensino médio, habilidades e protagonismo
A Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem - Based Learning) é vista como uma abordagem educacional que, ao contrário do modelo convencional que coloca um problema de aplicação ao final da apresentação de um conceito ou conteúdo, utiliza o problema para iniciar e motivar a aprendizagem. Além de promover a eficácia do processo ensino-aprendizagem, facilitando a aquisição dos conhecimentos necessários para a atuação no ensino da Biologia para alunos do ensino médio, esta metodologia pode também contribuir para o desenvolvimento das habilidades e atitudes apontadas como desejáveis para o discente, em sua vida profissional e social. Assim, este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições desta metodologia através da aplicação de 4 PBLs relacionados ao estudo da sexualidade com ênfase em hormônios sexuais, infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos numa turma do 1oano do ensino médio da escola estadual Aldebaro Klautau na cidade de Belém. Dessa forma, a disciplina Biologia abordará o assunto à luz do alcance simultâneo de três objetivos instrucionais, a saber: conhecimento, habilidade e atitude, proporcionando desta forma o protagonismo do aluno na sua aprendizagem.