TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: APRENDIZAGEM EM GENÉTICA PARA ALUNOS SURDOS
Alunos Surdos. Educação básica. Ensino de Genética. Tecnologia Assistiva
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um produto educacional adaptado como
tecnologia assistiva para o ensino e a aprendizagem de conceitos e procedimentos analíticos
em genética para estudantes surdos no ensino médio, o qual denominamos de “QUADRO
MAGGENÉTICO”. A metodologia foi organizada na estruturação e desenvolvimento do
produto educacional a partir da construção de um conjunto de peças magnéticas, sendo
algumas tridimensionais, cartas de caráter instrutivo, cartas de caráter avaliativo e vídeos
explicativos com interpretação em LIBRAS para serem utilizadas no quadro magnético. Além
da descrição do processo de construção de cada item do produto educacional foi descrito
também a aplicabilidade de todo o conjunto de peças e cartas do “QUADRO
MAGGENÉTICO” a serem utilizadas nas salas de aula pelo professor de Biologia e pelos
professores da Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) de maneira mais
dinâmica, atrativa e com maior participação do aluno no seu processo de aprendizagem, visto
que o produto foi desenvolvido para a promoção da autonomia do estudante surdo. O produto
educacional surgiu dentro de um olhar direcionado às dificuldades enfrentadas pelos
estudantes surdos, ao se depararem com o universo de conceitos de natureza abstrata
presentes nas aulas de genética. O desenvolvimento do presente recurso educacional nos
mostra que é possível criar meios de produzir conhecimento, aprendizado e inclusão, mesmo
com realidades adversas, com a falta de incentivo e escassez de recursos no âmbito escolar.