JOGO INVESTIGATIVO SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS: Tabuleiro de Sala Ampliado para o ensino médio
Ensino de Ecologia, Biomas, Ensino por Investigação, Jogo de tabuleiro ampliado de sala.
Com o intuito de contribuir para melhorias no processo de ensino e aprendizagem em Ciências Biológicas, na área de Ecologia, de modo mais específico em relação aos Biomas Brasileiros, o presente trabalho objetiva refletir sobre características de um Jogo Investigativo de Tabuleiro Ampliado que favorecem aprendizagens sobre os Biomas Brasileiros entre alunos do ensino médio, de uma escola pública estadual, no município de Cametá-Pa. A metodologia do trabalho compreende duas etapas: a) o desenvolvimento do jogo e sua aplicação com alunos do ensino médio; b) a pesquisa de validação do jogo. Na primeira etapa, elaboramos um Jogo de tabuleiro em tamanho ampliado que envolveu os processos de planejamento, elaboração e execução do jogo didático, baseado em aspectos do ensino investigativo. A segunda etapa diz respeito à pesquisa de validação, na qual o Jogo de Tabuleiro Investigativo, em tamanho ampliado, será implementado com uma turma formada por 40 estudantes da segunda série do ensino médio da E. E. E. M. Professora Osvaldina Muniz, no município de Cametá, nordeste do Estado do Pará. No momento atual de qualificação do trabalho, o referido Jogo encontra em fase de finalização para posterior aplicação.