EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DESTINADO AO TREINAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Meio ambiente, lúdico, metodologias ativas
O trabalho aqui apresentado é destina-se a construção de uma cartilha digital acerca da educação ambiental, desenvolvida e aplicada junto aos mestrandos do PROFBIO/UFPA, para ser utilizada nas aulas de ciências dos ensinos fundamental e médio com utilização de metodologia ativa, direcionada para a preservação da natureza e aquisição de conceitos como o desenvolvimento sustentável. Além disso, a cartilha também visa dinamizar o ensino em sala de aula, com atividades lúdicas associadas à musicalidade, jogos e aulas de campo. O produto final tem caráter investigativo no cenário científico, com inserção de questionários, curiosidades, figuras e paródias cujas letras farão referência a assuntos específicos ministrados nas turmas com aprendizado dinâmico, tornando mais aprazível a estadia em sala de aula, resultando em um aprendizado tão significativo quanto o ensinar A cartilha, portanto, apresenta atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, produção de materiais locais, e qualquer outra atividade que conduza os alunos a serem reconhecidos como agentes ativos no processo que norteia a política ambientalista.