SESSÕES TUTORIAIS APOIADAS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) PARA O ENSINO DE ECOLOGIA: TRABALHANDO OS CONCEITOS ECOLÓGICOS NO CONTEXTO DA MINERAÇÃO
Aprendizagem baseada em problemas; conceitos ecológicos; sessões tutoriais.
É notória a relevância dos problemas ambientais causados pelas atividades humanas nos meios de comunicação, incluindo a mineração. Nesse contexto, é grande a preocupação de se formar alunos com conhecimentos acerca dos conceitos ecológicos, para exercer sua cidadania de forma crítica e reflexiva, visando a conservação dos recursos naturais e evitando problemas como esses. Para tanto, é necessário adotar formas de ensino e aprendizagem que favoreçam o protagonismo do aluno, levando o aluno a “aprender a aprender” – as metodologias ativas. Dentre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) se desenvolve por meio de problemas que são elaborados a partir da observação da prática vivenciada, tendo como objetivo de integrar conceitos, noções e princípios com o conteúdo em questão. O objetivo do presente trabalho foi conhecer as possibilidades de aplicação de Sessões Tutorias, utilizando-as na perspectiva da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), no ensino e aprendizagem do conteúdo de Ecologia para o Ensino Médio. O cenário são os problemas socioambientais decorrentes dos impactos causados pela atividade de mineração. Tal temática é de grande relevância atualmente, haja visto os recentes desastres ambientais provocados por empresas de mineração no Brasil. Buscou-se criar um cenário instigante, conduzindo o aluno a refletir e argumentar sobre as alterações ambientais do meio em que vive. Também foi desenvolvido um guia didático-pedagógico para aplicação das Sessões Tutoriais (ST), com enfoque na apropriação de conceitos ecológicos, para professores que tenham interesse em usar metodologias ativas em sala de aula.