SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DA DIVERSIDADE E MORFOLOGIA DOS ARTRÓPODES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
Inclusão, Artrópodes, Investigação.
Este trabalho estará centrado em propor uma abordagem de Ensino Investigativo sobre a zoologia no Ensino regular em biologia para alunos com deficiência intelectual (DI) um caminho para a inclusão e aprendizagem. Pensando nisso será conduzido com o objetivo de criar materiais adaptados no qual alunos com tal deficiência, poderão usar, com o propósito de auxiliar os estudos, onde retrata conceitos e dados referente ao conteúdo de filo dos Artrópodes para que esses discentes sintam–se atendidos, participativo e incluso no ensino regular de Biologia. O material didático investigativo, elaborado para esses discentes será diferenciado dos demais alunos para que aja de fato a inclusão. O professor atual, deve ser um facilitador aos alunos na construção do conhecimento, utilizando-se de múltiplos mecanismos que promovam o processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos. O trabalho será desenvolvido, com alunos com deficiência intelectual (DI) da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy na cidade de Vigia -Pará. A produção da sequência didática está estruturada em dois momentos, leitura para a produção e desenvolvimento da sequência, e estruturação e diagramação da mesma para montagem e apresentação da dissertação. Por fim, o trabalho será finalizado, com apresentações e socializações referente ao aprendizado.