CRIAÇÃO DE UM GUIA PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SISTEMA URINÁRIO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA
Metodologias Ativas; Sistema Urinário; Fisiologia Humana; Resolução de Situação Problema.
A diminuição da participação e interesse dos alunos durantes as aulas de biologia, vem chamando a atenção e incomodando os professores de uma forma geral. Dessa maneira, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, que geram engajamento, autonomia e aproximam o conteúdo com o dia a dia do aluno, passa a ser fundamental para tornar o ambiente de sala de aula mais agradável. O presente trabalho, tem como objetivo elaborar um guia de orientação pedagógica para o ensino de fisiologia humana, especificamente sistema urinário, a partir da resolução de situações problema. Durante o desenvolvimento do trabalho, os alunos serão avaliados qualitativamente, levando em consideração a participação das atividades em sala de aula e, no fechamento da atividade, haverá a aplicação de um questionário, de acordo com o conteúdo ministrado em sala e presente na situação problema. Com este guia, esperamos criar uma forma ativa, investigativa e dinâmica para o ensino de sistema urinário e de fisiologia humana.