APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO EM ABORDAGEM A BIOTECNOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Ensino, Biologia e Gamificação.
Atualmente percebemos uma clara separação entre os indivíduos que são beneficiados pelos avanços tecnológicos e aqueles que não estão inseridos nesse meio. Contudo, hoje percebemos a necessidade desse ambiente de socialização, para que ocorra um enriquecimento da visão de mundo dos sujeitos. Sendo, assim a educação ganha um valor de destaque. O ensino de Biologia ainda hoje está organizado em um modelo baseado na aprendizagem tradicional, que para a realidade do ensino atual, mostra-se ineficiente. Logo, percebemos a necessidade de uma profunda reflexão acerca do tema. Nesse sentido, as atividades lúdicas, representam uma das alternativas viáveis e interessantes para aprimorar as relações entre professor – aluno – conhecimento. Para se inserir nesse contexto atual, a prática de ensino, deve estar pautada em metodologias criativas e motivadoras. Para gerar um modelo ativo de ensino, propomos a inserção da metodologia ativa chamada Gamificação. Esse modelo está centrado em uma proposta que se utiliza de elementos da mecânica de games, utilizando-se de motivadores intrínsecos e extrínsecos.