PROJETO HORTO MEDICINAL ESCOLAR ‘CONHECENDO A BOTÂNICA’ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA.
Flora. Etnobotânica. Investigativo. Inovador. ABP
O presente Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) objetivou a elaboração de um Projeto de Horto Medicinal Escolar. A implantação ocorreu na Escola Estadual Presidente Dutra, localizada na vila de Itupanema, no município de Barcarena/PA. Por meio da abordagem qualitativa, através de questionamentos, entrevistas semiestruturadas e observação direta, foi utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com o objetivo de iniciar os Estudantes em projetos de investigação, culminando com a criação de Artefatos contendo Códigos de Resposta Rápida (QR Code), para leitura pela câmera do Smartphone. As atividades inerentes à implantação foram desenvolvidas juntamente com 36 Estudantes do 3º ano do Ensino Médio, tendo como proposta educativa a aplicação de conteúdos integradores em Botânica, visando integrar os conhecimentos prévios adquiridos sobre a importância das Plantas Medicinais no cotidiano dos Estudantes, permitindo-os contextualizar o tema e ampliar seus saberes sobre o assunto através da modalidade prática desenvolvida e, por conseguinte, propor que o Projeto ao ser validado e publicado possa ser adotado por Professores no ensino de Biologia em outras Escolas