SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
Ensino por Investigação. Sequências Didáticas Investigativas. Ensino de Biologia.
O Ensino por Investigação é visto como uma abordagem que, ao contrário do modelo convencional expositivo, começa com uma problematização, sendo essa uma questão norteadora para a motivação da aprendizagem dos alunos, na qual a proposta é o aluno raciocinar na construção do conhecimento e a ação docente é de orientar e encaminhar as reflexões dos estudantes nesse processo. Este projeto objetiva promover o Ensino Investigativo de temas da Fisiologia Humana por meio da elaboração de Sequências Didáticas Investigativas (SDI) que contemplem os níveis confirmativo e estruturado de investigação para o ensino de Fisiologia Humana. A abordagem metodológica escolhida para trabalhar este tema foi a abordagem investigativa, a qual deu origem ao produto intitulado: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA. O Produto Educacional proposto são duas Sequências Didáticas Investigativas (SDI) para a aprendizagem dos Sistemas Digestório e Respiratório, ambos conteúdos de Fisiologia Humana. As Sequências Didáticas Investigativas seriam aplicadas com uma turma do Ensino Médio, em uma escola estadual localizada no município de Ananindeua/PA, porém com a interrupção das aulas presenciais devido a pandemia de Covid-19, não foi possível. Desse modo, o presente trabalho foi reestruturado com novos objetivos propostos os quais resultaram na elaboração do produto educacional apresentado.