ROTEIRO ORIENTADOR PARA PRODUÇÃO DE RECURSO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA
Roteiro. Vídeo documentário. HIV/AIDS. Processo de aprendizagem. Ensino investigativo.
Este estudo teve como objetivo geral produzir um roteiro para utilização de recurso audiovisual como vídeo documentário que potencialize o ensino investigativo no campo da Biologia. Considerando esse objetivo e por ser um mestrado profissional a proposta resultou na produção do roteiro para o uso de vídeo documentário com o enfoque na temática HIV/AIDS para orientar os professores/as na produção de recurso áudio visual como ferramenta pedagógica que pode potencializar o ensino não somente na área da ciência biológicas, mas podendo ser direcionado para outras áreas de conhecimento. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do Distrito de Icoaraci, localizada na região periférica de Belém – Pa e o caminho metodológico que possibilitou a realização do estudo seguiu os contornos da pesquisa qualitativa, pois, pelo viés desse modelo considerou-se o contexto, os significados dos comportamentos e visão dos estudantes envolvidos no estudo, ao movimentar a temática HIV/AIDS, bem como a relação entre o pesquisador (eu) e os interlocutores. Essa abordagem não se configura asséptica, pois nossos valores e visão de mundo estão envolta na produção do conhecimento. Como produto das investigações elaborou-se um roteiro orientador para elaboração de vídeo documentário para auxiliar professores/as na dinamização e na ressignificação da aprendizagem no ensino de biologia, bem como auxiliar na produção de vídeo documentário com ferramenta pedagógica para outras disciplinas. O estudo proposto mostrou que é possível potencializar o ensino de Biologia por meio de um artefato pedagógico acessível aos alunos para que os mesmos sintam-se motivados e envolvidos no processo de aprendizagem. Com esse estudo foi possivel pensar o poder motivador dos recursos audio visuais quando utilizador como instrumento pedagógico, embora, esse seja uma tecnologia presente no ambiente escolar e fora dele, seu uso com fins pedagógico ainda precisa se fazer constante na escola e, isso sugere futuros debates e investigações que toquem em questões como formação continuada dos professores/as com foco em uso de recursos pedagógicos alternativos, currículo e metodologias de ensino investigativo entre outras.