SESSÕES TUTORIAS BASEADAS EM PBL PARA TEMAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL: VALIDAÇÃO DE UM MODELO ADAPTADO PARA O ENSINO MÉDIO.
PBL – Sessões tutoriais; Aprendizagem Baseada em Problemas; ensino de biologia.
A proposta desta pesquisa constitui-se em utilizar sessões tutoriais com base na Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem - Based Learning), a qual é vista como uma abordagem educacional que, ao contrário do modelo convencional que coloca um problema de aplicação ao final da apresentação de um conceito ou conteúdo, utiliza o problema para iniciar e motivar a aprendizagem. Além de promover a eficácia do processo ensino-aprendizagem, facilitando a aquisição dos conhecimentos necessários para a atuação no ensino da Biologia para alunos do ensino médio, esta metodologia pode também contribuir para o desenvolvimento das habilidades e atitudes apontadas como desejáveis para o discente, em sua vida profissional e social. Assim, este trabalho tem o objetivo de investigar as contribuições desta metodologia por meio da aplicação de 4 sessões tutoriais relacionadas ao estudo da sexualidade com ênfase em hormônios sexuais, infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos em uma turma do 1º ano do ensino médio da escola estadual Aldebaro Klautau na cidade de Belém. Dessa forma, a disciplina Biologia aborda o assunto à luz do alcance simultâneo de três objetivos instrucionais, a saber: conhecimento, habilidade e atitude, proporcionando desta forma o protagonismo do aluno na sua aprendizagem. Quanto aos resultados verifica-se que os alunos através das sessões tutoriais percebem que o processo educacional é desenvolvido de forma processual, reflexiva, dialógica, diagnóstica e ressaltam a propiciação de feedback como algo motivador e determinante a fim de solucionar as dificuldades encontradas e reforçar as potencialidades mostradas. Pode-se concluir que os resultados apontam a necessidade do uso de metodologias ativas com a finalidade de buscar de forma contínua e reflexiva, pressupostos pedagógicos estabelecidos pelo currículo.