Elaboração de Roteiro Para o Uso de Vídeo documentário no ensino de Biologia
vídeo documentário, metodologia ativa, HIV/AIDS, ensino de Biologia.
O presente projeto de pesquisa tem o compromisso de produzir um roteiro para o uso de vídeo documentário como metodologia na produção ativa no ensino da Biologia, elaborados por alunos da escola estadual de ensino médio Avertano Rocha, em que vivenciarão a experiência na construção dessa metodologia ativa com base na temática HIV/AIDS por pessoas reais e de caráter biológico, onde será verificada a contribuição na aprendizagem dos alunos, mediante um roteiro com ferramentas dinâmicas focadas na pesquisa, criação, produção e edição do vídeo documentário em que será apurado se a construção no processo do conhecimento foi satisfatória. E através dessas informações atuais e estratégicas servirão como ferramentas facilitadoras para aprender Biologia, pois, além de informar, sensibilizar os mesmos sobre os riscos da doença. Formando sujeitos participativos e autônomos, intervindo na pratica de modo inovador, gerando conhecimento articulado e praticidade de discernimento dos problemas detectados, sendo investigador neste processo de ensino-aprendizagem.