ENSINO DE ARTRÓPODES UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
Alunos, aplicativo, aumentada, escola, professores, realidade, Arthropoda.
As Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes no dia a dia dos alunos que estão crescendo e vivendo em ambientes ricos em recursos multimídia e, nesse sentido, a escola deve ser um espaço de uso e incentivo desses recursos durante a aprendizagem. O uso da Realidade Aumentada (RA) permite a captura da imagem por meio de uma câmera de um computador desktop e notebook ou até mesmo de um dispositivo móvel como tablets e celulares, que ao identificar o código previamente configurado (marcador) a imagem virtual sobrepõe ao marcador do dispositivo de saída (monitor de vídeo, Datashow, tela do dispositivo móvel). Nesse projeto de mestrado é apresentado como proposta a criação do aplicativo AR3D de RA para dispositivos móveis, vinculada a uma metodologia de aplicação que será validada por 17 professores de ensino médio que são vinculados ao ProfBio Pará, os quais farão testes para sugestão das possibilidades do uso do aplicativo como recurso pedagógico complementar para o ensino de biologia, referente ao estudo das características morfológicas das classes do filo Arthropoda.