TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA: utilização de um e- book como instrumento pedagógico para o ensino dos Biomas Brasileiros
biomas brasileiros, Ensino de Biologia, ensino-aprendizagem.
Como introduzir a produção científica gerada na academia ao ensino de biologia em escolas públicas, e ao mesmo tempo, despertar o interesse dos alunos em uma época em que a veloci- dade da informação é incalculavelmente mais rápida que a produção e atualização do livro didático adotado pelas escolas? Em uma tentativa de investigar esses aspectos relevantes ao ensino-aprendizagem, objetivamos utilizar a temática “biomas brasileiros” a partir da utiliza- ção de um e-book como recurso pedagógico nas aulas de ecologia no Ensino Médio. Para tanto, primeiramente será realizado um levantamento dos conceitos sobre biomas, biologia e conservação de espécies animais abordados nos livros-texto do Ensino Médio e, sobretudo, a forma como este conteúdo é disponibilizado aos alunos. A segunda etapa da pesquisa envolve a elaboração/construção de um livro digital (e-book) sobre os biomas brasileiros, com uma nova proposta de apresentação do conteúdo relacionado a esta temáticaa, de forma contextual- izada com pesquisas científicas recentes, procurando integrar conhecimentos sobre biologia, ecologia e conservação de espécies animais características da fauna brasileira. O conteúdo proposto e a sua forma de apresentação serão elaborados a partir da análise realizada na primeira etapa da pesquisa, no intuito de complementar as lacunas consideradas nos livros- textos tradicionais de Biologia adotados em escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino no Pará. Além disso, a proposta do livro digital gratuito objetiva aproximar os recur- sos digitais no contexto educacional e convívio escolar, tendo em vista as novas tecnologias integrarem o cotidiano da maioria dos nossos estudantes. Após a utilização do livro digital em sala de aula, serão levantadas informações sobre o seu uso, através da aplicação de ques- tionários direcionados aos alunos, no intuito de validar o conteúdo deste instrumento (livro digital) para o processo de ensino-aprendizagem dos biomas brasileiros em escolas de Ensino Médio da Rede Estadual.