ELABORAÇÃO DE CATÁLOGO DIGITAL COM ABORDAGEM EVOLUTIVA DO FILO ARTHROPODA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Ensino de Zoologia; catálogo digital; abordagem evolutiva.
O ensino de zoologia no ensino médio apresenta principalmente uma abordagem tradicional. Sendo o conteúdo transmitido na maioria das vezes em aulas expositivas e com pouquíssimos recursos didáticos, onde são abordadas as características morfológicas, fisiológicas, classificação e modos de vida dos animais de formas isoladas e sem relação à história evolutiva das espécies, o que torna o ensino de zoologia maçante, decorativo e pouco atrativo aos alunos e o seu aprendizado pouco significativo. Sendo então necessário o desenvolvimento de estratégias diferenciadas que permitam aos alunos uma visão mais ampla e contextualizada da vida e das relações de parentesco evolutivo entre as espécies. O presente projeto traz a proposta de criação de uma metodologia de elaboração de um catálogo digital do Filo Arthropoda e que aspectos favorecem ou desfavorecem o ensino-aprendizagem de Zoologia por meio da elaboração de catálogos descritivos com abordagem evolutiva implementadas com alunos do ensino médio.