BOTÂNICA NO PRATO: A ALIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
produção didática, morfologia vegetal, estratégia pedagógica, quiz interativo, sequência metodológica, impercepção botânica.
As principais dificuldades na construção do conhecimento de Botânica, assim como das ciências de um modo geral, provêm da falta de aplicação prática do conhecimento, bem como da falta de ferramentas que possibilitem ao aluno despertar interesse no assunto. Este trabalho trata de um processo educacional que envolve a produção didática sobre a temática botânica no prato: como a alimentação (consumo de alguns vegetais) pode ser uma ferramenta para que os alunos consigam relacionar itens de duas refeições com algumas estruturas morfológicas das plantas. O objetivo principal deste pesquisa é promover o aprendizado dos conceitos relacionados às estruturas vegetais. O produto educacional a ser desenvolvido é o jogo de tabuleiro Quiz Interativo, produzido com base nas evidências das dificuldades que os alunos têm de aprender Botânica, por conta dos termos que são complexos e da falta de ferramentas que possibilitem ao aluno despertar interesse no assunto. As etapas de produção didática consistem em: Etapa 01 levantamento das estruturas vegetais consumidas pelos estudantes na alimentação; Etapa 02 organização do conhecimento a partir de analogias; Etapa 03 aplicação do conhecimento, a qual consiste em criar um jogo bastante dinâmico, com a participação dos alunos para posteriormente a essas etapas ser possível fazer a avaliação da dinâmica de ensino e aprendizagem presente no produto em questão.