SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE DIABETES MELLITUS NO ENSINO MÉDIO
Mapa Mental Digital, Sequência Didática Investigativa, Diabetes Mellitus, ensino de biologia, comunidades ribeirinhas.
O Diabetes Mellitus (DM), doença de cunho metabólico, precisa ser mais abordada no ensino médio, dentro dos assuntos: Digestão, Sistema Digestório Humano, Alimentação Saudável e Atividade Física; para ampliar o conhecimento no meio escolar por ser considerada uma doença que pode atingir qualquer idade e está relacionada com a obesidade, alimentação desequilibrada e atividade física. Mostrar aos discentes o quão importante é conhecer a doença, por meio das aulas dos assuntos citados acima é uma forma de tentar mitigar sequelas geradas pela desinformação e por uma melhor capacidade de informar alunos e seus familiares, bem como a comunidade escolar. O projeto tem como objetivo, contextualizar o DM ao Sistema Digestório Humano, dentro dos saberes e vivências nos aspectos social, cultural e econômico, no âmbito escolar. Dentro deste processo faz-se a criação de um Mapa Mental Digital e de uma Sequência Didática Investigativa (SDI), como ferramentas utilizadas para a melhor inserção do conhecimento da doença dentro do quadro escolar do ensino médio, bem como no ensino de biologia. Na oportunidade, a inserção de discentes de comunidades ribeirinhas e do campo são importantes, visto que estas informações e conhecimentos chegam precariamente as escolas, por isso, utiliza-se dos saberes permitidos dentro da BNCC, fortalecendo tais conhecimentos e promovendo o protagonismo dos alunos dentro das conjunções do ensino médio.